quinta-feira, 6 de março de 2014

O POVINHO DIFERENTE







NO FUNDO DE UM MAR BRAVIO
NO PORÃO DE UM NAVIO
QUE NAUFRAGOU POR LÁ.
DONA POLVA ESTÁ CONTENTE
SEU MARIDO IMPACIENTE
POIS SEUS FILHOS VÃO CHEGAR.

NAQUELE MESMO DIA
DURANTE UMA CALMARIA
DE UMA TARDE DE VERÃO.
NASCERAM OS POLVINHOS
QUE CHEGARAM DE MANSINHO
PARA ORGULHO DO PAIZÃO.

NASCERAM OS POLVINHOS
QUASE TODOS IGUAISZINHOS
SE NÃO FOSSE UM DOS IRMÃOS.
ENQUANTO SETE DOS POLVINHOS
ERAM TODOS IGUAISZINHOS
UM SÓ ERAM BRANCÃO.

POR SER TÃO DIFERENTE
DERAM-LHE O NOME DE GENTE
ÀQUELE POLVINHO ENGRAÇADO.
POR SER TÃO BRANQUINHO
E BASTANTE MIUDINHO
DE ZIQUINHO FOI CHAMADO.

ENQUANTO TODA TURMINHA
VINHA PELA TARDINHA
E NO NAVIO BRINCAVA.
ZIQUINHO TRISTE SENTADO
SENTINDO-SE REJEITADO
NÃO SE CONFORMAVA.

MAS O SÁBIO PROFESSOR
QUE ENTENDIA TUDO DE COR
ERA UM GRANDE TUBARÃO.
PROCUROU POR ZIQUINHO
E LHE DISSE BEM BAIXINHO
TER ENCONTRADO A SOLUÇÃO.

__ZIQUINHO VOU LHE DIZER
TUDO QUE TENS A FAZER
PARA PRETINHO FICAR.
TOME CUIDADO COM A ARRAIA
NADE ATÉ UMA PRAIA
E DEIXE O SOL TE QUEIMAR;

PARTINDO SEM DEMORA
NADANDO MAR AFORA
FELIZ SEGUIU ZIQUINHO.
SEM TEMER A ARRAIA
IMAGINANDO-SE NA PRAIA
SÓ QUERIA FICAR PRETINHO.

QUANDO À PRAIA CHEGOU
ZIQUINHO SE ENCANTOU
COM TODO AQUELE LUGAR.
O VENTO QUE SOPRAVA
O COQUEIRO QUE BALANÇAVA
NÃO QUERIA MAIS VOLTAR.

ANDANDO DEVAGARZINHO
PARA AQUECER SEU CORPINHO
E FICAR IGUAL AOS IRMÃOS.
ZIQUINHO ENCONTROU NINA
UMA LINDA MENINA
QUE TINHA BOM CORAÇÃO.

__OLÁ POLVINHO! 
QUER SER MEU AMIGUINHO? 
_ PERGUNTOU NINA CONTENTE.
__SÓ SE DE MIM VOCÊ NÃO RIR
POR EU SER TÃO BRANCO ASSIM. 
_ DISSE ZIQUINHO SORRIDENTE.

__PODE TER TODA CERTEZA
SUA COR É UMA BELEZA
NÃO TEM NADA IGUAL.
SEU BRANCO É DIFERENTE
ENCHE OS OLHOS DA GENTE
É ALVINHO COMO O SOL.

__O MEU NOME É ZIQUINHO
EU QUERIA SER PRETINHO
E NO FUNDO DO MAR BRINCAR.
POR ISSO, VIM PARA A PRAIA
VIM FUGINDO DA ARRAIA
PARA O SOL ME QUEIMAR.

__MAS MEU AMIGUINHO
SE VOCÊ FICAR PRETINHO
VAI QUERER PARA O MAR VOLTAR.
NUNCA MAIS EU O VOU VER
POIS VAI DESAPARECER
E ME VAI ABANDONAR.

ENQUANTO ZIQUINHO CONVERSAVA
O SOL SEU CORPO QUEIMAVA
SUA COR MUDOU ENTÃO.
ZIQUINHO MUITO FELIZ
DISSE QUE IA PARTIR
PARA MOSTRAR AOS IRMÃOS.

__TODA TARDE NESTA PRAIA
VENHO FUGINDO DA ARRAIA
PARA ME ENCONTRAR COM VOCÊ.
VOU SER SEMPRE SEU AMIGO
ENFRENTAR QUALQUER PERIGO
MAS NÃO DEIXO DE A VIR VER.




Nenhum comentário:

Postar um comentário